Torcedores do Paysandu seram indiciados

terça-feira, 27 de setembro de 2011 · 0 comentários

Um grupo de seis torcedores do Paysandu será indiciado pela Polícia Civil do Pará. Eles são suspeitos de provocar uma briga de torcidas ontem, antes do jogo do Paysandu contra o América, em Belém.
O confronto ocorreu na entrada do estádio Curuzu. Torcedores do Remo, rival local do Paysandu, estavam concentrados em companhia dos torcedores do América. Por causa da forte rivalidade entre os times paraenses, os torcedores do Paysandu deram início às agressões, por volta das 14h de ontem.
A Polícia Militar interveio com balas de borracha e bombas de efeito moral, o que aumentou a confusão na avenida Almirante Barroso, um das principais ruas da cidade. Após a ação, 30 pessoas foram levadas à delegacia, mas somente seis, que torcem para o Paysandu, ficaram detidas.
Identificados como responsáveis por dar início à confusão, eles foram liberados ontem mesmo, mas serão indiciados sob o artigo 41 do Estatuto do Torcedor, que considera crime promover tumulto, praticar ou incitar a violência em eventos esportivos.

Com informações da Folha.com

PM recebida a bala por traficantes em Mossoró

· 0 comentários

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações de O Câmera

Por volta das 23h30 dessa segunda-feira(26), a Polícia Militar recebeu ma informação anônima que um grupo de pessoas estava fazendo uso e traficando drogas, próximo ao posto policial do bairro Paredões, situado no município de Mossoró. Na ocasião, os policiais da viatura 213, em patrulhamento de rotina, foram recebidos com vários disparos de arma de fogo na rua Anatalia de Melo Alves, próximo ao Hiper mercado Queiroz.

Segundo relatos da PM, quatro homens e uma mulher perceberam a viatura se aproximando, atiraram contra a guarnição e fugiram em direção a um matagal existente nas proximidades. A polícia iniciou um trabalho de perseguição, inclusive, com reforço de viaturas, no entanto, nenhum dos envolvidos foi preso.

Polícia procura acusado de espancar entiado de 5 anos

· 0 comentários

A polícia do Rio está à procura desde a semana passada de Jorge Luís Alves de Oliveira, suspeito de espancar, em março, o enteado de cinco anos na casa em que morava, na Pavuna, zona norte do Rio.

Segundo o Ministério Público, a Justiça aceitou denúncia contra Oliveira pelo crime de tortura e decretou sua prisão preventiva. Até a manhã desta terça-feira, ele ainda estava foragido.

A denúncia aponta que Oliveira "submetia o enteado a intenso sofrimento físico e mental". O menino foi encontrado pela mãe no dia do crime com os olhos roxos e hematomas espalhados pelo corpo. Verônica Cravo, 27, disse à Folha que ficou "surpresa e assustada" ao encontrar o filho machucado em casa quando voltava do trabalho.

"Para esconder a agressão, ele me falou que o I. tinha se ferido porque caiu no banheiro. Fiquei muito assustada. Não sabia que esse maldito tinha feito isso com o meu filho. A primeira coisa que eu fiz foi correr com ele para o hospital", disse Cravo, que trabalha como operadora de caixa.

De acordo com a mãe da criança, o menino ficou dois dias internado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Marechal Hermes (zona norte). O boletim médico da unidade aponta que a criança foi vítima de chineladas e socos.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/981537-policia-procura-acusado-de-espancar-enteado-de-5-anos-no-rio.shtml


Consumo de Cerveja pode previnir Asma!

· 0 comentários

O consumo de bebidas alcoólicas em quantidades moderadas pode ser capaz de reduzir o risco de asma, segundo estudo apresentado no Congresso Anual da Sociedade Respiratória Europeia. De acordo com a pesquisa, quem consome entre uma e seis unidades de álcool por semana tem maior resistência à doença. Uma taça média de vinho possui duas unidades de álcool e meio litro de cerveja corresponde a 2,5 unidades.

Foram pesquisados 19.349 irmãos gêmeos entre 12 e 41 anos. Todos os participantes responderam a um questionário no começo e no fim do estudo - a pesquisa levou oito anos para ser concluída. Os resultados mostraram um menor risco de asma no grupo que teve um consumo moderado de álcool - menos de 4% dos que beberam entre 1-6 unidades por semana desenvolveram asma. Aqueles que bebiam raramente ou nunca bebiam eram 1,4 vez mais propensos a desenvolver a condição.

Quem bebia demais também teve 1,2 vez mais chances de desenvolver a doença. A pesquisa ainda sugere que a preferência por beber cerveja foi associada a um risco aumentado de asma quando comparado com pessoas que não declararam nenhuma preferência.

Estudos anteriores já haviam insinuado uma ligação entre a ingestão excessiva de álcool e ataques de asma. Este estudo, porém, é o primeiro acompanhar o consumo de álcool e o aparecimento da asma por um longo período. "Embora o consumo de álcool excessivo possa causar problemas de saúde, os resultados do nosso estudo sugerem que a ingestão moderada pode reduzir o risco de desenvolver asma. Ao examinar os fatores associados ao desenvolvimento da asma, vamos poder entender mais sobre o que causa a doença e como preveni-la”, diz Sofie Lieberoth, do Hospital Bispebjerg, na Dinamarca.


Fonte:http://veja.abril.com.br/noticia/saude/alcool-pode-diminuir-risco-de-asma

Crack pode ter sido o estopim da Tragédia em Nova Parnamirim

· 0 comentários

De Paulo de Sousa para o Diário de Natal

O uso de crack pode ter sido o estopim para uma tragédia que se abateu sobre uma família de Nova Parnamirim, região metropolitana de Natal, na madrugada do último domingo. Um pintor de 33 anos, cuja identidade foi preservada, matou com uma barra de ferro estocada no estômago a esposa, uma dona de casa de 28 anos, violentou a própria filha de 2 anos de idade e se suicidou em seguida. Uma irmã da mãe da criança, uma dona de casa de 23 anos, conta que o pintor passara o dia anterior bebendo e se drogando.

A tia da criança violentada conta que por volta das 5h30 da manhã do domingo, vizinhos do casal ouviram quando o pintor teria ligado a televisão e aumentado o volume do aparelho e, em seguida, mandou que os filhos de 11 e quatro anos saíssem para comprar pão. Enquanto isso, o pai da menina a violentou e ainda matou a esposa usando uma barra de ferro. "As últimas palavras da minha irmã foram: não faça isso com sua filha", diz a tia da menina.

Segundo essa parente da vítima, antes dos filhos mais velhos do casal chegarem em casa, o pintor fugiu do local. Quando os meninos entraram em casa, encontraram a mãe morta e a irmã de 2 anos amarrada à cama e amordaçada com um lençol. Desesperadas, as crianças então chamaram pelos vizinhos que, ao verem a cena, acionaram a polícia. Enquanto isso, o pintor foi até um condomínio no próprio bairro, onde estava trabalhando em uma reforma, e, pendurando uma corda a um andaime, decidiu se suicidar.

A menina violentada foi levada à maternidade Januário Cicco para ser atendida e, em seguida, passou por exame de conjunção carnal no Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep). Segundo a tia da menina, ficou comprovada a violência sexual. A criança está internada no Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, onde está em observação e recupera-se bem dos ferimentos. Os filhos do casal estão sendo cuidados pela família da mãe deles.

Um dos vizinhos do casal, que preferiu ter a identidade preservada, afirma que ninguém nas proximidades chegou a ouvir qualquer discussão entre o casal. "Ouvimos apenas o choro da criança. Não fizemos nada porque imaginávamos que os pais dela iriam acolhê-la, jamais pensamos que algo assim estava acontecendo. Ele (o pintor) passou o dia aqui, bebendo e comendo churrasco conosco, alegre e beijando a esposa".

A tia das crianças afirma que o cunhado jamais fora violento com sua irmã anteriormente, "apesar de tratá-la com ignorância, algumas vezes". Ela revela que o cunhado era viciado em drogas e acredita que a mistura de álcool com crack possa ter provocado um surto no pintor.

Droga pode provocar surtos psicóticos

O psiquiatra Leonardo Barbosa, especialista no tratamento de viciados em narcóticos, afirma que o uso combinado de álcool e o crack pode provocar surtos psicóticos, como o delírio de ciúmes excessivo. "O consumo do álcool, por si só, pode provocar esse delírio. E o uso de crack pode, em si, dar início a um quadro de psicopatia, como a paranóia". O médico explica que o consumo agudo de crack pode causar alterações de comportamento no indivíduo, como o senso de percepção das coisas. Isso pode ocorrer principalmente naqueles com uma predisposição à esquizofrenia, como os que têm casos dessa doença na família.

Leonardo Barbosa diz que uma maneira de notar um quadro psicótico nos usuários de drogas é prestar atenção nas alterações de comportamento neles. "Quando o usuário diz estar ouvindo vozes, ou afirma estar sendo perseguido por alguém, ou mesmo apresenta um desânimo com a vida muito grande, mostrando total desinteresse pela própria existência, ele pode estar apresentado um quadro de psicose". O psiquiatra aconselha que indivíduos nessa situação devam ser internados para tratamento. "É preciso retirá-lo logo do ambiente de consumo da droga e iniciar o tratamento de dependência química. Somente assim pode haver uma reversão no quadro", alega o médico.

Operação das polícias do RN e PB prende acusados de execuções

· 0 comentários

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Foi deflagrado nesta terça-feira (27), às 04h, nas cidades paraibanas de Patos, Catolé do Rocha, João Pessoa, e no Rio Grande do Norte, a Operação policial que foi intitulada de Laços de Sangue, que teve por objetivo a repressão de três organizações criminosas voltadas à execução de pessoas. A operação foi realizada pela Polícia Civil, o GAECO (Grupo Especial de Repressão ao Crime Organizado, o Ministério Púbico da Comarca de Patos), a Polícia e o Poder Judiciário. A operação teve que ser antecipada, tendo em vista, três execuções programadas, que aconteceriam no município de Catolé do Rocha, a mando do clã Oliveira.

A investigação foi centralizada em três organizações criminosas, os Clãs Oliveira, Veras e Suassuna, que vêm se confrontando, e realizando várias execuções, que resultaram até o momento, em cerca de 64 homicídios. De acordo com o Comando Geral da Polícia Militar da Paraíba, uma característica marcante dos três grupos é o planejamento de suas execuções. Todos os crimes são previamente planejados, com tarefas bem definidas dentro da organização: pessoas que planejam, financiam, recrutam mercenários, levantam os alvos, executaram.

Segundo a polícia, os integrantes dos clãs residem em diversos municípios e Estados da Federação: Catolé do Rocha, Patos, João Pessoa, Ceará e no Rio Grande do Norte. A Operação Policial contou a participação de pelo menos 130 policiais coordenados pelos delegados Regionais, André Rabelo e Cristiano Jacques, além dos delegado Glauber e Simone Quirino, que foram responsáveis pelas investigações sobre as organizações criminosas. Os mandados de Prisão Temporária e busca e apreensão foram expedidos pelas Comarcas de Catolé do Rocha e Patos, ambos da Paraíba.

Só Este ano em Catolé do Rocha e outros municípios, foram registrados cerca de 04 homicídios,que somando com os crimes acontecidos em Patos,já apontam para o número assustador de 07 execuções, que perfazem um total de cerca de 64 homicídios, decorrentes da guerra dos clãs Oliveira\Veras e Suassuna, que teve origem no município.

No município de Patos, foram presos em virtude de mandado de prisão temporária Raimunda Cleide de Mesquita (Cleide), Raimunda Cleonice de Mesquita Sousa (Raimunda), Vinícius de Mesquita Sousa (filho de Raimunda), João Lustosa (esposo de Raimunda), Jarbas Jacomo de Olievira(Jarbas), Jociclede Irmã de Vinícius e Jadlly Kledson Figueiredo Serafim da Silva(“Jade”).

No Rio Grande do Norte, informações através do twitter da Polícia Civil do RN dão conta que foram presos três pessoas no município de Antônio Martins e uma em Caraúbas.

A operação ainda apreendeu 12 Revólveres, 5 pistolas, 1 espingarda calibre 12. Até o momento, segundo a polícia, 15 pessoas foram presas.

São considerados foragidos Raimunda Ednalva de Mesquita (Nalva,),Marcelo Batista Vieira(Marcelo Oliveira),e o pistoleiro,Edmilson Nascimento da Silva( Careca ou Biu), qualquer informação ligar 197(Disque Denúncia PC).

Ex Ator Global é condenado em 2ª instância

quinta-feira, 22 de setembro de 2011 · 0 comentários

O ator Dado Dolabella foi novamente condenado a dois anos e nove meses de prisão por ter agredido a ex-namorada Luana Piovani e a camareira Esmê de Souza em 2008.

A informação é do colunista Ancelmo Gois, do jornal "O Globo" desta quarta-feira (21).

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro confirmou a sentença determinada em primeira instância.

Segundo a publicação, o advogado de Luana, Marcelo Salomão, informou que foi aplicada a Leia Maria da Penha, embora os atores não tenham se casado.

Dado pode recorrer ao Superior Tribunal de Justiça.

O ator é acusado de Lesão Corporal Grave (Art. 129, § 1º - CP), Lesão Corporal Decorrente de Violência Doméstica (Art. 129, § 9º e / Ou § 11 - Cp), Crime Continuado (Art. 71 - Cp), Circunstâncias Agravantes (Arts. 61 a 64 - Cp).

Procurado pela reportagem do NaTelinha, o assessor de Dado Dolabella disse que vai recorrer da decisão e que o ator segue em liberdade.

Relembre o caso

Em 2008, Dado e Luana Piovani estavam em uma festa após a estreia da peça da atriz, "Pássaros da Noite", quando os dois discutiram e o ator a empurrou. A camareira de Piovani, Esmê de Souza, também foi empurrada, quando tentou defender a atriz.

Já em 2010, a juíza Ane Scheele Santos, do 1º Juizado de Violência Doméstica Familia do Rio, condenou Dado Dolabella em primeira instância por agredir Luana.

No mesmo ano, o ator foi condenado pela juíza Maria Cristina Brito Lima por outro caso de agressão: contra a sua ex-mulher Viviane Sarahyba.

Da Agência O Globo

Governo descumpre Acordo e policiais civis cogitam nova greve

· 0 comentários

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR
Os agentes e escrivães da Polícia Civil deliberaram na noite desta quarta-feira (21) pelo agendamento de outra Assembleia Extraordinária para quarta-feira da próxima semana (28) que apreciará um indicativo de greve.

A sinalização acontece em resposta à postura de descaso do governo, que cancelou uma reunião agendada para esta terça-feira (21), sem sequer apresentar nova data, o que, para a categoria, demonstra total falta intenção em cumprir a Decisão Judicial que homologou o Termo de Acordo.

A revolta toma conta da categoria, expressada claramente na Assembleia da noite desta terça, visto que após o SINPOL solicitar há dias uma audiência com a cúpula do Governo, através de Ofício, e ter sido marcado o encontro na Sempla, a reunião foi desmarcada somente na hora que deveria acontecer.

Os secretários da Casa Civil, de Planejamento, e da Administração não receberam os representantes dos policiais civis, informando, através de uma servidora, que não tinham nada a debater, uma vez que não tinham recebido os dados fiscais, que poderiam sinalizar para o pagamento do enquadramento previsto pela Lei 417/10 e garantido pelo recente Acordo assinado pelo Governo.

Os policiais civis lamentam a postura intransigente do Governo, que “vem praticando um verdadeiro massacre dos servidores públicos estaduais”. Mesmo tendo recentemente enfrentado a maior greve da história da Policia Civil do RN, diante dessa situação, eles demonstraram disposição para, se preciso for, retomar o movimento paredista e lutar pela garantia de seus direitos: cumprimento da Lei 417/10, retirada dos Presos das DP's, nomeação dos concursados, e demais pontos constantes no Acordo.

PM, professores e pais se unem contra violência estudantil em Parnamirim

· 0 comentários

De Francisco Francerle para o Diário de Natal

Instalação de cercas de segurança, muro alto, proteção nas janelas e até contratação de segurança privada. As providências tomadas por algumas escolas de Parnamirim como forma de fechar as portas para a violência das gangues juvenis e grupos rivais compostos de alunos e ex-alunos dos estabelecimentos, agora vão ganhar o reforço de um Conselho de Segurança. Organizado pelo 3º Batalhão da Polícia Militar, 2ª Dired, professores, pais e alunos, o Conselho já definiu uma série de medidas administrativas para combater a violência entre estudantes, principalmente durante os 21º Jogos do Campeonato das Escolas Estaduais e Municipais (CEM'S) que começam amanhã, envolvendo quase mil atletas de 12 municípios.

Dentre as medidas administrativas anunciadas pelo comandante do 3º Batalhão da Policia Militar, tenente coronel Jair Junior, estão o controle das quadras esportivas onde haverá as competições registrando o horário de quem sai e entra na escola, monitoramento dos uniformes de torcidas organizadas, sendo necessário autorização da direção da escola, e o controle dos pais que podem ser responsabilizados por omissão caso o filho se envolva em conflitos. Outra medida é a inclusão no regulamento dos jogos de artigo que promete desclassificar qualquer equipe que pratique qualquer ato de vandalismo ou agressão criminal.

Além disso, o comandante alerta que a PM já fez mais de 30 termos circunstanciados de ocorrências (TCOs) sobre os acontecimentos de 1º de setembro, quando um grupo de adolescentes, identificado como alunos e ex-alunos de várias escolas, protagonizou cenas de violência durante desfile cívico no bairro de Passagem de Areia, provocando tumulto, baderna e medo à população. "No dia do evento a PM realizou várias prisões e a Ronda Escolar e o Serviço de Inteligência da PM já sabe quem são os adolescentes envolvidos nas agressões. Eles estão sendo monitorados e seus nomes serão encaminhados ao Ministério Público nos próximos dias", disse ele.

O comandante Jair Júnior ainda ressalta outros cuidados que devem ser observados pelos gestores de escolas para prevenir atos de agressão. Ele orienta as escolas a comunicarem à polícia qualquer evento que envolva segurança pública, como assalto e venda de entorpecentes nos arredores da escola. Além disso, os alunos não devem ficar fora de hora perambulando pelas ruas em locais escuros. "Nossa Inteligência e a Ronda Escolar estão atentas, temos a informação quem são as pessoas que rondam as escolas e estão formando torcidas organizadas e provocando tumultos".

Além disso, as escolas têm obrigação de comunicar também à PM, e aos órgãos municipais, qualquer evento de entidade estudantil, como festas, por exemplo, que serão fiscalizadas por viaturas para prevenir problemas no local, como a ingestão de bebidas alcoólicas por adolescentes. "Nessas festas, eles começam a beber, discutir e terminam levando as questões para sala de aula, criando uma rivalidade sem sentido", disse o comandante ressaltando ainda que já pediu reforço de patrulhamento na área comercial da cidade por ocasião desses eventos para que o comércio também não seja surpreendido por assaltos devido às atenções estarem voltadas para os jogos escolares.

Diretores de escolas recebem ameaças anônimas

Além dos atos de violência verificados no desfile, diretores e professores de escolas de Parnamirim têm recebido ameaças anônimas por telefone, por e-mail e até pelo Twitter. As Escolas Estaduais Roberto Krause, Presidente Roosevelt e Professor Eliah Maia do Rego são as que mais têm registrado o problema. Na Escola Estadual Presidente Roosevelt, no centro da cidade, um professor foi agredido verbalmente por um perfil falso no Twitter. Nessa escola, o diretor Iranilton Costa de Oliveira chegou a apreender um punhal caseiro que apareceu nas dependências do estabelecimento.

A direção da Escola Estadual Roberto Krause confirmou que chegou a receber ligações anônimas de pessoas que ameaçavam invadir o estabelecimento. As ameaças davam conta de que 30 pessoas iriam invadir o estabelecimento, o que deixou direção, professores e alunos preocupados, providenciando com urgência a contratação de segurança particular, instalação de cerca elétrica, fechamento em definitivo de janelas e, ainda, elevação das paredes e colocação de grampos no muro.

De acordo com o diretor da escola, Demóstenes Ribeiro de Ribeiro, boa parte dos envolvidos nas confusões são ex-alunos que rivalizam pelo simples fato de "defenderem" o nome da escola. "Eles brigam para impor um domínio não se sabe de quê, simplesmente copiam as atitudes de torcida organizadas de times de futebol e começam a praticar atos idênticos de vandalismo e agressão a outros jovens", disse Demóstenes.

Além disso, eles são articulados, têm camisa personalizada com os símbolos e marcas das torcidas organizadas das escolas, tem site e blogs na internet onde marcam encontros e possíveis confrontos com as facções rivais.

Jogos envolvem 900 alunos e 38 escolas

A abertura da 21ª edição dos Campeonatos das Escolas Estaduais e Municipais do Estado do RN (CEM's) será amanhã, no auditório da Universidade Potiguar, localizado na Escola Municipal Maria do Céu, em Parnamirim, das 8h ao meio-dia. A competição envolve 900 alunos de 38 escolas municipais e estaduais de 12 municípios da circunscrição da II Dired. As competições irão acontecer em quadras e piscinas de cinco escolas, mas a Escola Estadual Professor Eliah Maia do Rego e a Arena do Parque Industrial deverão receber maior atenção por parte dos serviços de segurança.

Tumulto em desfile cívico

Na manhã do dia 1º de setembro, uma briga entre grupos rivais interrompeu o desfile cívico dos alunos do Centro de Aprendizagem e Integração de Cursos (CAIC) de Parnamirim e de mais três escolas. O confronto foi generalizado e vários adolescentes foram apreendidos no momento da confusão e outros encaminhados para o atendimento no Hospital Pronto-Socorro Dioclécio Marques. O alvoroço só foi contido quando os policiais militares da Ronda Escolar e do 3º BPM apreenderam 14 adolescentes e os conduziram à 1ª Delegacia de Polícia Civil. Apesar de nenhum dos detidos estar portando arma branca ou de fogo, foram disparados tiros de arma de fogo, causando correria entre os alunos e professores, que tiveram de concluir o evento por falta de segurança. Por falta de provas quanto à autoria dos crimes, eles foram liberados.

Bebê de sete meses pode ter sido vítima de estupro no interior

· 0 comentários

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações da 3ª Companhia de Polícia de Currais Novos

Por volta das 17h dessa quarta-feira (21), um homem procurou o representante da infância e adolescência do município de Currais Novos para denunciar sua companheira dizendo que ela saía com sua bebê de sete meses e passava vários dias longe de casa sem dizer o paradeiro e que na última ocasião a criança apareceu com um sangramento.

Após a denúncia, a criança foi encaminhada para o Hospital Regional de Currais Novos onde o médico que a examinou constatou uma lesão que pode comprovar que a garotinha pode ter sido vítima de estupro.

Nesse momento várias autoridades foram mobilizadas e a Polícia Militar disponibilizou uma viatura para conduzir a garotinha que está acompanhada de uma assistente social para fazer o exame no ITEP de Caicó.

Por outro lado, a mãe acusa o pai de ser o responsável e disse que ele faz uso de entorpecentes.

Itep recebe nova câmara frigorífica e reforma do necrotério começa segunda

· 0 comentários

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR
O Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) recebeu no começo da tarde desta quarta-feira (21) a nova câmara frigorífica para acomodação de cadáveres. O equipamento foi comprado por R$ 378 mil, pelo Governo do Estado, a uma empresa paulista e estará em funcionamento em até dois meses. Além disso, a reforma no necrotério terá início na próxima segunda-feira (26).

A nova câmara frigorífica tem capacidade para 21 cadáveres, ao invés dos 18 que cabem na atual, e será instalada após reforma no necrotério. O equipamento oferecerá melhores condições de trabalho para os peritos e necrotomistas, que não precisarão mais entrar no ambiente refrigerado onde ficam os corpos, pois o modelo adquirido recentemente é um dos mais modernos do mercado, completamente estruturado em aço inoxidável, com bandejas que são retiradas dos compartimentos através de portas, com auxílio de um carrinho-elevador hidráulico.

Com o início da reforma no necrotério, os exames cadavéricos serão feitos em outro local, provavelmente no Setor de Biociências do campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O diretor do Itep, Nazareno de Deus Medeiros Costa, disse que assumiu o Instituto, em janeiro deste ano, no mais completo abandono. Ele afirmou que, apesar das dificuldades financeiras, a gestão da governadora Rosalba Ciarlini sempre demonstrou atenção com o Itep. "Já suprimos a falta de muitos materiais, como de expediente e de limpeza, adquirimos substâncias laboratoriais, reformamos e equipamos nosso laboratório de toxicologia em Natal, que simplesmente não funcionava, contratamos uma empresa terceirizada para manter as nossas instalações limpas, na capital, em Mossoró e Caicó, vamos reformar agora o necrotério, que vivia em estado de quase completo abandono".

O diretor destacou ainda que as medidas que estão sendo tomadas têm o objetivo de resgatar a dignidade do Instituto Técnico-Científico de Polícia. "As antigas gestões jamais demonstraram atenção com o Itep e, por isso, hoje enfrentamos tantas dificuldades, que estão sendo vencidas graças ao apoio do Governo e de funcionários comprometidos com a sociedade", disse Nazareno de Deus, que trabalhou durante muitos anos como médico-legista do Instituto.

Comerciante é baleado em loja e bandido é preso em São José do Mipibu

· 0 comentários

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Uma tentativa de assalto a uma loja de material esportivo no centro do município de São José do Mipibu, situado a 39 km de distância de Natal, foi registrado pela Polícia Militar por volta das 18h dessa quarta-feira (21). De acordo com o tenente Crizanto, oficial em serviço, a ocorrência resultou na prisão de um dos integrantes da dupla, identificado como Alexandre Xavier da Silva, e no ferimento a bala do proprietário do estabelecimento durante uma reação a ação dos bandidos.

Segundo o tenente Crizanto, os dois homens chegaram a pé ao estabelecimento, anunciaram o assalto, mas foram surpreendidos pelo dono da loja, que iniciou uma luta corporal com um dos bandidos, e foi baleado na perna em conseqüência da reação. Na ocasião, os bandidos assustados empreenderam fuga, porém, um deles foi preso pela polícia que estava próximo ao local.

O dono da loja foi socorrido por populares para o hospital e não corre risco de morte. Já Alexandre Xavier da Silva, acusado de tentar roubar a loja, foi encaminhado para a delegacia. De acordo com a PM, o seu comparsa foi identificado como Rafael, mas até o momento não foi encontrado em trabalho de diligências.

A Polícia Militar ainda foi até o estabelecimento alvo da ocorrência na busca por imagens de circuito interno, mas o proprietário confirmou a ausência do sistema de segurança no local.

Pecado Capital: justiça defere prisão domiciliar da mãe de Rychardson

· 0 comentários

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações do TJRN

O juiz da 7º Vara Criminal,José Armando Ponte Dias Junior, deferiu pedido de prisão domiciliar da mãe de Rychardson Macedo, ex-diretor do Ipem-RN. O magistrado acatou os argumentos do advogado de defesa que alegou ser indispensável a presença dela em sua residência, já que o esposo “é deficiente visual, possui crises de ausência, hipertensão severa, é infartado e apresenta micro-hemorragias cardíacas e necessita de cuidados especiais. Também foi alegada a idade avançada da investigada, que possui 60 anos.

A investigada que estava recolhida no CDP Feminino de Parnamirim foi para casa ainda na tarde de ontem (21). O juiz justificou sua decisão no artigo 318, III, Código de Processo Penal, que autoriza o magistrado a deferir o cumprimento da prisão preventiva na forma domiciliar quando a pessoa presa foi imprescindível aos cuidados especiais de pessoa com deficiência.

“Quanto à substituição da prisão preventiva por outras medidas cautelares, não vislumbro, neste momento, nenhuma medida cautelar idônea que se preste a substituir o decreto prisional, uma vez que continuo entendendo que a prisão da investigada mostra-se indispensável à conveniência da instrução criminal. Posto isto, defiro em prol da investigada (...) o benefício da prisão domiciliar, devendo a mesma, até ulterior deliberação deste Juízo ou de Juízo de Grau Superior, permanecer presa em sua residência (...)”, destacou o magistrado.

Ao cumprir a prisão preventiva em sua residência, a investigada fica impedida de sair de casa, a não ser em casos de extrema necessidade, que envolvam perigo para a própria vida ou para a vida de outros. Mesmo assim, caso seja necessário, a saída da prisão domiciliar deve ser comunicada e explicada ao juiz da 7ª Vara Criminal, José Armando Pontes.

A investigada teve a prisão preventiva decretada na última terça-feira (20) acusada de tentar obstruir as investigações acerca da Operação Pecado Capital, que prendeu seus dois filhos, Rychardson e Rhandson de Macedo e mais três pessoas

Professor de Jiu-Jitsu rouba carro em Natal e é preso após perseguição

· 0 comentários

O professor de jiu-jitsu Renato Alves Dantas Júnior, 30 anos foi preso por volta das 17h dessa quarta-feira (21), na BR 405, em frente à UERN, no município de Pau dos Ferros/RN, após ser perseguido pela polícia desde a cidade de Janduis. De acordo com a PM, pela manhã, por volta das 10h, o acusado tomou sob a ameaça de faca, um veículo Chevrolet Classic LS, de placas MNS – 1945(RN), ainda em Natal, saiu com destino ao interior do estado, onde completou o tanque e sair em seguida sem pagar o combustível.

Na ocasião, a polícia foi avisada e acionou toda região, na cidade de Umarizal, onde foi montada uma barreira policial, ação na suficiente para Renato, que furou o bloqueio e foi iniciada uma perseguição com viaturas das cidades de Umarizal, Riacho da Cruz, Viçosa, Itaú, e Francisco Dantas.

Após sair de Umarizal e com várias viaturas na sua cola na BR 405, altura do KM 142, na localidade Cachimbo Acesso, o GTO e RP de Pau dos Ferros montou uma nova barreira que novamente foi furada. Uma viatura do 4º DPRE ainda tentou interceptar o veículo, mas Renato furou o bloqueio policial mais uma vez entrando na cidade de Pau dos Ferros e seguindo pela avenida Independência, ainda perseguido por várias viaturas.

Depois de toda a cena de cinema, em frente à UERN, uma viatura cruzou a frente de Renato, mas ele ainda tentou voltar em marcha ré, no entanto, bateu na viatura de Viçosa e perdeu o controle do carro e em seguida indo de encontro com uma placa de sinalização.

Renato Alves Dantas Júnior foi detido por PMs e apresentado ao Dr. Inácio Rodrigues. Durante os primeiros esclarecimentos, o acusado disse não saber de nada e nem de onde era. Após o relato, o delegado entrou em contato com a mãe do jovem, que informou que seu filho tem problemas mentais.

Promotoria de Justiça investiga custódia de presos civis na PM/RN

· 0 comentários

Para apurar possível irregularidade na custódia de presos civis em quartéis da Polícia Militar, em todo Rio Grande do Norte, a 19ª Promotoria de Justiça da Comarca de Natal, por meio do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (NUCAP), instaurou Inquérito Civil na última quarta-feira, 14. A custódia desses presos estariam causando prejuízo às atividades policiais e à rotina das unidades militares. Além disso, estariam em desacordo com a legislação em vigor.

De acordo com o Promotor de Justiça, Wendell Beetoven, o objetivo do inquérito é apurar esse prejuízo de presos civis, ou seja, de pessoas comuns, não integrantes do quadro funcional da PMMRN, que foram autuadas em flagrante; saber também se eles figuram como réus em ações penais na Justiça Comum ou até já foram condenadas e, por determinação judicial, ficam presas em unidades militares, alterando a organização e rotina destas e prejudicando o policiamento ostensivo e a manutenção da ordem pública, que são as funções constitucionais da PM.

A Promotoria de Justiça determinou que o Comandante Geral da PMRN preste informações, no prazo de 10 dias, sobre a existência de presos civis custodiados em unidades ou subunidades da PM; bem como se continua a vigorar a Resolução Administrativa nº 005/2010, esclarecendo se todos os presos civis são submetidos à mesma disciplina ou se gozam de algum privilégio; além do esclarecimento se a Polícia Militar dispõe de instalações adequadas à custódia de presos civis ou, caso contrário, se a presença deles nas unidades militares altera ou compromete, de alguma forma, a rotina das mesmas e as atividades constitucionais próprias da PM.

Fonte:MP/RN

Estado pode ter perdido a oportunidade de recurso em relação a carga horária dos militares

· 0 comentários

O Estado do Rio Grande do Norte pode ter perdido a oportunidade de recurso com relação a carga horária dos militares do RN, no MI No 2010.010916-5, impetrado pela ASPRA PM/RN.

A razão disso é que, segundo a tramitação processual, no site do TJRN, o Estado do Rio Grande do Norte deixou de pré questionar a matéria, ficando impedido de recorrer ao STF, conforme transcrição do extrato da tramitação processual abaixo:

"22/02/2011 às 14:47 Certidão
Certifico que, em cumprimento à Decisão de fls. 122/127, foi procedida à notificação do Exmo. Sr. Governador do Estado do Rio Grande do Norte, conforme certidão de fl. 129-v, não tendo o mesmo se manifestado até a presente data. O referido é verdade; dou fé.

03/12/2010 às 11:11 Juntada de Mandado de Notificação
Notificando-se o Excelentíssimo Senhor Dr. Iberê Paiva Ferreira de Souza, Governador do Estado do Rio Grande do Norte.

03/12/2010 às 11:11 Juntada de Petição
Protocolo nº 2010.020998. Tipo de petição: Outros Peticionante: Estado do Rio Grande do Norte. VEM REQUERER O SEU INGRESSO NO PÓLO PASSIVO DA DEMANDA...

03/12/2010 às 10:42 Juntada de Mandado de Intimação"

Portanto, estratégicamente o Estado do Rio Grande do Norte entrou com pedido de Embargos de Declaração, a fim de suscitar, de alguma forma, assunto para tentar ter direito a recorrer ao STF.

Todavia, de acordo com informações de juristas, eles acham dificílimo o Estado reverter essa situação, ficando, a cada dia, mais próximo do processo transitar em julgado, ainda mais cedo do que se imagina.

A jornada máxima de 40 hs semanais já está valendo no RN

· 0 comentários

ATENÇÃO! Apesar de o Estado do Rio Grande do Norte, através do Procurador-Geral do Estado, haver entrado com um pedido de Embargos de Declaração, no MI N.o 2010.010916-5, o Estado considera-se intimado ou notificado do Acórdão para o seu cumprimento.
RELEMBRANDO: Essa ação se refere a um pleito da ASPRA PM/RN, no sentido de limitar a jornada de trabalho dos policiais e bombeiros militares a 40 hs semanais. Mais informações na matéria publicada nas seguintes postagens:

(http://asprarn.blogspot.com/2011/07/tj-diminui-carga-horaria-de-policiais-e.html)

(http://asprarn.blogspot.com/2011/08/acordao-do-mi-referente-reducao-de.html)


No entanto, pedimos a todos calma, haja vista o pedido haver sido feito somente no final da tarde e estarmos em pleno final-de-semana.

Portanto, vamos dar um desconto até o final da segunda-feira.

Até lá já havermos de verificar se as informações que constam no site do TJRN estão realmente corretas e o Estado realmente já se considere ciente OFICIALMENTE da Decisão.

É apenas uma questão de precaução para evitar de estarmos "avançando o sinal".

Estando tudo confirmado, o que passar de 40 hs semanais, a partir deste sábado, CONSIDERA-SE HORAS EXTRAS.

Sem falar na possibilidade das penalidades legais em DESFAVOR do Estado e seus gestores em caso de descumprimento da Decisão.

Por isso, pedimos a colaboração de todos nesse sentido.

Por falar em horas extras, quem já quiser adiantar a documentação requerendo as horas extras DOS ÚLTIMOS CINCO ANOS, favor entrar em contato conosco, através do e-mail: asprarn@gmail.com ou pelos fones: (84) 8823-0100 / 3201-0100.
Isso vale também para os nossos associados, pois as ações de execução serão INDIVIDUAIS!
Fonte:http: //asprarn.blogspot.com/

MP quer investigar "denúncia" de que dançarinas do Pânico são garotas de Programa

terça-feira, 6 de setembro de 2011 · 0 comentários

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com Folha Online
Nos bastidores, a turma do "Pânico" (Rede TV!) está tentando evitar que vá ao ar o quadro "Máquina da Verdade", do "Tudo É Possível" (Record), com a ex-panicat Dani Bolina. A assistente de palco teria dito durante sua participação que algumas panicats "fazem programa".

A entrevista, que deve ir ao ar no dia 18, chamou a atenção do Ministério Público e da Polícia Federal, que desmontou em 2010 esquema de prostituição que envolvia modelos e dançarinas de TV.

A informação é da coluna Outro Canal, assinada por Keila Jimenez e publicada na Folha desta terça-feira (6).

PM apreende veículos usados em roubo de malote na Grande Natal

· 0 comentários

A Polícia Militar realizou as apreensões de um Ford Ecosport e uma motocicleta Honda Fan no início da noite dessa segunda-feira (5), em dois postos de combustíveis situados na BR-304, no município de Macaíba, na Grande Natal. As informações foram confirmadas pelo coronel Moreira, comandante do 11º Batalhão local, que acredita que os veículos tenham sido usados no roubo de um malote no Banco do Brasil de Parnamirim, durante o período da tarde.

Segundo o coronel Moreira, as placas dos veículos são de registro no Ceará, o que pode indicar a origem da quadrilha envolvida no roubo do malote que resultou na morte do cabo Osmar, policial militar de Parnamirim. Ainda segundo o comandante do 11º Batalhão de Macaíba, testemunhas viram os integrantes do grupo abandonarem o carro e a motocicleta nos postos, e depois saírem em único carro, um Fiat Uno, que foi encontrado abandonado na altura do município de Lajes, durante os trabalhos de diligências.

Os veículos apreendidos foram retirados dos postos por volta das 22h e recolhidos para a delegacia de Parnamirim.

Fonte: Dn Online

Operção da PM termina com apreensão de drogas, carros, motos e cinco pessoas presas

· 0 comentários

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações de Paulo de Sousa
A Delegacia de Narcóticos (Denarc) e a Polícia Militar realizaram na noite dessa segunda-feira (5) uma operação denominada Independência, centradas no bairro de Ponta Negra, na zona Sul e na Zona Norte de Natal, na comunidade Beira-Rio, este último, com objetivo de desbaratar um grupo responsável pelo tráfico na região. De acordo com o delegado Odilon Teodósio, responsável pela operação, cerca de 80 policiais participaram da ação que resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão. Na ocasião, vários cães da polícia colaboraram no trabalho de busca.

Segundo a coletiva realizada na sede da Delegacia Geral de Polícia(Degepol), a polícia revelou as prisões de quatro acusados, além da apreensão de um adolescente. Também foram apreendidos cerca de R$ 5.000,00(cinco mil reais em dinheiro), 300 gramas de cocaína, carros e motocicletas.

Jovens Execultados a tiros em Mossoró

· 0 comentários

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com O Câmera
Dois jovens identificados como Carlos Eduardo de oliveira, de 24 anos, e outro identificado até o momento apenas por Samuel, foram executados na madrugada desta terça, em Mossoró, região Oeste do estado. A polícia suspeita que a dupla tenha envolvimento com o tráfico de drogas.

De acordo com a polícia local, os corpos dos dois jovens foram encontrados na manhã desta terça, na rua Jorge Praxedes de Aquino, no bairro de Santa Helena. Carlos estava com perfuração na cabeça e nas nádegas. No local, ao lado dos corpos, foram encontradas porções pequenas de maconha. Além disso, uma das vítimas estava com um cigarro da droga na mão e a outra estava com uma garrafinha de cerveja.

Os corpos só foram encontrados por volta das 6h desta terça, porém informações dã conta de que durante a noite o Ciosp teria recebido várias ligações denunciando um veículo de cor prata trafegando pelo bairro com seus ocupantes efetuando disparos de arma de fogo. A polícia civil, que investigará o caso, acredita que os dois jovens estavam no local onde foram encontrados mortos fazendo uso de droga em companhia dos matadores.

 

Copyright © 2011 Jr Maximus - template by André Freitas

Sponsored by: Trucks | SUV | Cheap Concert Tickets